O Vasco da Gama está de olho em mais um reforço de peso para a sequência da temporada. O nome da vez é Matheus França, meia revelado pelo Flamengo e atualmente no Crystal Palace, da Inglaterra. O jogador, campeão da Libertadores de 2022 pelo rival rubro-negro, já desperta expectativa nos bastidores de São Januário.

Alvo do Vasco, ex-Flamengo busca retomada na carreira

A indicação de Matheus França partiu do técnico Fernando Diniz e do diretor técnico Felipe, que enxergam no jovem de 20 anos um atleta capaz de atuar em várias funções ofensivas, seja como meia-atacante ou segundo atacante. O departamento de futebol acredita que ele pode ser uma peça-chave para dar mais criatividade e profundidade ao elenco cruz-maltino.

França estreou profissionalmente pelo Flamengo em 2021, ainda com 17 anos, contra o Santos no Maracanã. Rápido, habilidoso e com faro de gol, ganhou espaço em 2022 sob o comando de Dorival Júnior, quando marcou seis gols em 23 jogos na temporada que culminou com os títulos da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores.

— “Matheus França é da geração 2004 do Flamengo e era uma das principais promessas da base. Ele estreou no profissional em 2021, mas em 2022 ganhou sequência e destaque. Teve uma fratura na fíbula que o tirou por três meses, mas voltou fazendo gol contra o Tolima, na Libertadores” — destacou Letícia Marques, setorista do Flamengo no ge.

O encantamento de John Textor

A trajetória do meia também chamou a atenção de John Textor, dono da SAF do Botafogo e, à época, acionista do Crystal Palace. O empresário ficou impressionado com uma atuação do jovem em clássico pelo Sub-20.

— “Eu vi um garoto fabuloso (Matheus França) jogando pelo Flamengo no sub-20. No Brasil você percebe como rapidamente um jogador pode sair da base e se tornar relevante na Série A” — afirmou Textor.

Pouco tempo depois, o Palace desembolsou 20 milhões de euros para levar a promessa ao futebol inglês.

Lesões atrapalharam na Inglaterra

Apesar da expectativa, Matheus França enfrentou uma série de lesões que limitaram sua participação na Premier League. Problemas na fíbula, virilha, costas e até uma fratura na costela o deixaram afastado por longos períodos. No total, disputou apenas 19 jogos em duas temporadas.

O técnico Oliver Glasner explicou recentemente a situação física do atleta:

— “Matheus é mais o músculo adutor — não foi na virilha como na temporada passada. Talvez volte em 10 dias, mas perdeu a pré-temporada, e isso é complicado”.

Vasco tenta empréstimo

Agora, o Vasco negocia a liberação de França por empréstimo junto ao Crystal Palace. A ideia é que o meia recupere confiança e ritmo de jogo no Brasil, sob comando de Fernando Diniz.

Com o aval da comissão técnica e do departamento de futebol, as conversas avançam, e a torcida já começa a sonhar com a chegada de mais um talento para reforçar o elenco na reta final da temporada.

Se confirmada, a contratação pode ser uma das mais impactantes do futebol brasileiro nesta janela.