Salah pode levar o Egito a mais uma Copa, enquanto a África do Sul depende de vitória contra a Nigéria e combinação de resultados

As Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026 podem ter mais duas seleções classificadas nesta terça-feira (9). O Egito, liderado por Mohamed Salah, e a África do Sul, anfitriã da Copa de 2010, entram em campo com chance de confirmar vaga no torneio que será disputado em Canadá, Estados Unidos e México.

Egito depende só de si

Com 19 pontos no Grupo A, o Egito enfrenta fora de casa o vice-líder Burkina Faso (14 pontos). Uma vitória garante os Faraós na Copa com duas rodadas de antecedência. Seria a quarta participação da seleção egípcia no Mundial.

África do Sul faz contas

Já a África do Sul soma 16 pontos no Grupo C e encara a tradicional Nigéria (10 pontos). Se vencer, elimina as chances da Nigéria, mas para carimbar a vaga nesta rodada ainda precisa torcer contra o Benin (11 pontos), que enfrenta Ruanda.

Quem já está classificado

A África já tem Marrocos e Tunísia garantidos na Copa de 2026. No total, 18 seleções já estão classificadas ao Mundial, incluindo:

  • América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai
  • Ásia: Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão
  • Oceania: Nova Zelândia
  • América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México (anfitriões)

A Copa de 2026 terá 48 seleções, o maior formato da história, e a África ainda disputa sete vagas diretas e uma na repescagem mundial.