Sorteio da Copa do Mundo 2026 já tem data marcada

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta sexta-feira (22) que o sorteio da Copa do Mundo de 2026 será realizado no dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington. O evento está marcado para as 13h (horário de Brasília) e definirá os 12 grupos do Mundial, que contará pela primeira vez com 48 seleções.

Ao lado de Gianni Infantino, presidente da Fifa, Trump ainda posou com a taça da Copa e fez brincadeiras sobre deixar o troféu exposto no Salão Oval da Casa Branca.

Detalhes do torneio

A Copa do Mundo de 2026 será disputada em Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 18 de julho. Dos 16 estádios escolhidos, 11 ficam em território norte-americano, três no México e dois no Canadá.

  • Fase de grupos: 11 a 27 de junho (72 jogos);
  • Mata-mata inicial: 28 de junho a 3 de julho;
  • Oitavas de final: 4 a 7 de julho;
  • Final: 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Facilidades e polêmicas

Trump afirmou que os EUA oferecerão facilidades de visto para torcedores que quiserem acompanhar a Copa, mas admitiu que “alguns países terão mais facilidade do que outros”. Ele também disse acreditar que Vladimir Putinpoderá comparecer ao torneio.

Além disso, Infantino presenteou Trump com um ingresso simbólico para a final, reforçando a parceria entre a Fifa e o governo norte-americano na organização do Mundial.

Expectativa para o sorteio

Com a ampliação para 48 seleções, a fase de grupos terá 12 chaves com quatro times cada. Avançam para o mata-mata os dois melhores de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados.

O sorteio de dezembro promete movimentar o cenário do futebol internacional e dar início à contagem regressiva oficial para o maior Mundial da história.