O documentário “Máfia do Apito”, do sportv e Globoplay, reacendeu uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro: o título do Campeonato Brasileiro de 2005. Após a declaração do ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho — pivô do escândalo — de que o Internacional teria sido o legítimo campeão, um conselheiro colorado protocolou pedido para que o clube busque o reconhecimento da taça junto à CBF.

Pedido formal ao Conselho Deliberativo

O conselheiro Leonardo Aquino apresentou documento em que argumenta que o Inter foi prejudicado com a anulação de 11 partidas daquele Brasileirão. No texto, cita precedentes internacionais de títulos cassados por manipulação, como o Olympique de Marseille (França, 1993) e a Juventus (Itália, 2006).

“Todos os personagens dizem a mesma coisa: o legítimo campeão seria o Inter. Só a Série A teve jogos anulados. Queremos que o clube adote iniciativa para ser reconhecido como campeão”, defendeu Aquino.

O pedido foi encaminhado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Juchem, para análise do plenário e também à diretoria do clube.

O que diz a direção colorada

A atual gestão do Inter preferiu não se manifestar oficialmente, mas internamente o tema já vinha sendo debatido. O então presidente em 2005, Fernando Carvalho, relembrou que o clube foi pressionado a não recorrer à Justiça Comum sob risco de perder vaga na Libertadores e até ser rebaixado.

“Entre o risco de não disputar a Libertadores e as consequências junto à Conmebol e à Fifa, resolvi fazer acordo com a CBF. O associado desistiu do processo e reconhecemos o Corinthians como campeão”, disse Carvalho.

Ferida aberta para os colorados

Mesmo após as conquistas da Libertadores e do Mundial em 2006, o Brasileirão de 2005 segue como uma cicatriz entre os torcedores do Inter. O erro do árbitro Márcio Rezende de Freitas no jogo contra o Corinthians e a manipulação admitida por Edílson ainda são lembrados como fatores determinantes.

Aquino classifica o movimento como uma “reparação histórica”:

“Não é revisionismo. É justiça. O Brasil inteiro sabe que o Inter foi o verdadeiro campeão.”